Ingredientes:
- 2 xícaras de painço em grão
- 1 1/4 xícara de água quente, para deixar os grãos de molho
- 2 colheres (sopa) de fermento ativo seco (ou 3 quadrados de
fermento fresco)
- 2 xícaras de água morna
- 2 colheres (sopa) de agave (ou melado)
- 1 xícara de farinha de trigo orgânica
- 6-7 xícaras de farinha de trigo integral
- 3 colheres (sopa) de óleo de milho (usei azeite)
- 1 colher (sopa) de sal
Preparo:
- Deixe o painço de molho na água quente (bem quente, mas não fervente, que deixaria o grão muito mole).
- Dissolva o fermento na água morna, em uma tigela BEM grande. Misture o agave, a farinha branca e 1 1/2 xic. da farinha integral. Bata vigorosamente com uma colher até obter uma massa homogênea e bem líquida. Cubra com um pano e deixe fermentar até que dobre de tamanho, uns 40 minutos.
- Passado esse tempo, misture o óleo, sal e painço, mais qualquer água que tenha restado na tigelinha dos grãos. Com uma espátula, incorpore a farinha integral, meia xícara por vez, girando a tigela e sempre misturando. Quando a massa estiver espessa demais para usar a espátula, despeje em uma bancada e sove, incorporando o restante da farinha apenas até que a massa pare de grudar em suas mãos.
- Quando a massa estiver mais elástica e macia, cerca de 5-8 minutos de sova, coloque em uma tigela bem grande, untada de óleo, e gire a massa para que ela fique untada. Cubra com um pano e deixe fermentar por 45 minutos, até que dobre de tamanho. Afunde o punho na massa e deixe que cresça mais uma vez, por 35 minutos.
- Divida a massa em 2 porções iguais, molde e coloque em duas formas de pão untadas. Deixe que cresçam por 25 minutos, até que dobrem de tamanho. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180ºC. Leve ao forno por 50-60 minutos, até que estejam bem dourados em cima e dos lados. Na dúvida, tire-os da forma e bata os nós dos dedos na parte debaixo. Se o som for oco, estão prontos, senão, volte-os para o forno. Deixe que esfriem completamente antes de comê-los.
Tempo de preparo: 3h30
Rendimento: 2 pães de forma
Nota - Mantenha-os em sacos bem fechados, para que conservem
a maciez por até 1 semana.
Fonte: La Cucinetta
via Livro The Greens Cookbook, de
Deborah Madison
Postar um comentário
Comente, sugira e participe. Sua opinião é muito importante!
Ajude-nos a melhorar a cada dia mais: Após fazer esta receita volte a página e contribua fazendo uma avaliação e comentário sobre a mesma, dividindo assim sua experiência.